Uma equipe da Defesa Civil vistoriou, na manhã desta quarta-feira, o município de Itaara e aprovou o pedido de decreto de emergência. Além de apresentados registros dos estragos que aconteceram em função da chuva dos últimos dias na região, a equipe também percorreu estradas vicinais, onde foram contabilizados os principais prejuízos.
Quatro vias do interior são as que mais preocupam a administração. Na estrada dos Minelos, onde houve deslizamento de terra. Cerca de 25 famílias estão sem desvio para aquela comunidade. Na estrada de Ibicuí, entre Itaara e São Martinho da Serra, 20 famílias estão isoladas por causa de bueiros desviados em função da chuva.
Já na estrada dos Cauduros, outras seis famílias também estão sem alternativa de acesso por causa da queda de pontes. Há problemas, ainda, na estrada dos Buss, onde a prefeitura já chegou a liberar o acesso, que ainda está com atoladores.
Além disso, Itaara estava sem transporte de ônibus para Santa Maria em função da interdição da BR-158. Após dois dias, nesta quarta-feira, o trânsito foi reestabelecido em meia pista e somente das 8h às 18h.